Com a dura e intensa estiagem que assola o semi-árido potiguar, A Lagoa do Apodi sofre com os efeitos que corroboram para o declínio aquífero do manancial apodiense. Nos últimos meses, a Lagoa vem perdendo volume com constância, estima-se que a própria já perdeu cerca de 60% de seu império aquoso.
No ano de 1993, a Lagoa do Apodi sucumbiu à estiagem, chegando ao alarmante nível de 0% de água. Para a solução do problema, seria necessário o reparo da Barragem do Poço Vermelho, que fora destruída no inverno do ano de 2008 devido às forças naturais.
O Portal SOS Notícias do RN visitou a Lagoa e conversou com moradores a respeito do assunto, os populares alegaram que para o preenchimento do manancial apodiense seria preciso um longo período de chuva. "Para encher a Lagoa, seria preciso seis meses de chuva", ponderaram em tom irônico.
Com o baixo nível fluvial da Lagoa, os setores comerciais e rurais de Apodi e região serão drasticamente afetados, trazendo prejuízo para a população. Com cada vez menos água, os peixes morrem em consequência da falta de oxigenação.
Samuel Williams - Redação do Portal SOS Notícias do RN
Josemário Alves - Fotojornalista do Portal SOS Notícias do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Seja consciente em seu comentário, ele será rigorosamente avaliado antes de ser publicado.
Não será permitido palavrões e/ou termos que ofendam pessoas públicas.
Obrigado por visitar o Portal SOS Notícias do RN.